Lutero


Lutero


Nascido a 10 de novembro de 1483 na cidade de Eisleben/Alemanha, Martim Lutero foi filho de uma família de mineiros pobres. Estudou filosofia e direito e no ano de 1505 entrou para a Ordem dos Agostinianos. Tornou-se monge, sendo ordenado sacerdote no ano de 1507. Defendeu tese de doutoramento em teologia no ano de 1512. Lecionou na cidade de Wittenberg, onde desencadeou, a partir de um estudo acurado das Sagradas Escrituras, um movimento que modificou profundamente o cenário eclesiástico ocidental.
Em 1517 publicou 95 teses em que preconizou reformas no interior da Igreja Católica. Não encontrou acolhida para as suas propostas, sendo excomungado no ano de 1521. Proscrito pelas autoridades, acabou sendo sequestrado por simpatizantes de suas idéias.
Redigiu pequenos livretos e traduziu a Bíblia para a língua alemã. Suas teses encontraram eco e se espalharam rapidamente graças à imprensa. Suas idéias foram propagadas e desencadearam um movimento reformador em vários países europeus. Outros simpatizantes lideraram iniciativas semelhantes na Suíça e na França.
Graças a uma conjuntura política favorável, Martim Lutero conseguiu ser porta-voz de anseios mudancistas existentes na sociedade da época. Casou-se com Catarina de Bora no ano de 1525, abrindo mão de seu voto de celibato.
Pregador brilhante e estudioso exemplar da Bíblia, pronunciou-se acerca de temas que agitavam a sociedade alemã e européia.
A tradução da Bíblia permitiu e permite que milhares de pessoas tenham acesso ao texto sagrado. Editou um pequeno catecismo para que os pais pudessem ensinar a seus filhos as bases da fé cristã.
Defendeu e reivindicou junto às autoridades, a construção de escolas para rapazes e moças. Músico, compôs inúmeros hinos com melodias e ritmos populares que se tornam verdadeiras prédicas evangélicas.
Denunciava as injustiças sociais e cobrava das autoridades mudanças na ordem econômica e social.
Sua morte ocorreu em 1546 quando o movimento de ruptura com a Igreja Católica Romana havia acontecido irremediavelmente.
Por causa de Lutero e seu movimento de Reforma, nos chamados "luteranos".
Lutero nos deixou um grande legado e a motivação de que uma igreja reformada, precisa constantemente de reformas. Por isso estejamos sempre atentos às práticas em nossa igreja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário